Foto: Beto Albert (Arquivo, Diário)
Uma bebê de 10 meses morreu após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Maria. O caso foi registrado na tarde de terça-feira (16). A criança apresentava dificuldades respiratórias e foi levada ao local pelos pais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme registro da Polícia Civil, a família estava em casa quando a bebê começou a apresentar problemas para respirar. Diante da situação, os pais se deslocaram até a UPA, acompanhados por uma amiga da família, que auxiliou no transporte da criança.
Ao chegarem à unidade de saúde, os responsáveis relataram à equipe que a bebê estava com dificuldade respiratória. No entanto, segundo o pai, foram orientados a aguardar atendimento, sob a justificativa de que havia outros casos considerados graves no local.
Cerca de 40 minutos depois, o pai percebeu que a criança apresentava piora no quadro clínico, com os lábios roxos e o corpo mole, e voltou a solicitar atendimento. Na sequência, uma enfermeira levou a bebê para a sala de emergência. Aproximadamente 10 minutos depois, um enfermeiro informou à família que a criança havia morrido.
Ainda de acordo com o registro policial, o pai acredita que houve negligência médica no atendimento prestado à filha, o que, segundo ele, teria contribuído para o óbito. O corpo da bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de necropsia.
O que diz o médico
O médico responsável pelo atendimento informou que todas as medidas cabíveis foram adotadas pela equipe de saúde, mas que a criança não respondeu às manobras realizadas.
Nota da direção da UPA
"A direção da UPA confirma que a família do bebê procurou a unidade de saúde no começo da noite desta terça-feira (16) solicitando atendimento. Diante do ocorrido, todos os fatos estão sendo apurados pela direção, com análise de câmeras de segurança e procedimentos médicos desde a chegada da família à UPA. Todas as informações serão prestadas à Polícia Civil durante a investigação. A UPA se solidariza com a família neste momento."